Os professores Vladimir Fernandes Maciel (coordenador do CMLE) e Rodrigo Prando participam de podcast do Mises-Brasil com Bruno Garschagen - tratando do Índice Mackenzie de Liberdade Econômica e das pós-graduação em Escolas Econômicas Liberais

05/02/2018


Há décadas o Brasil carecia de um Índice de Liberdade Econômica como o que foi produzido e lançado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, da Universidade Mackenzie (São Paulo).

 

O levantamento mostrou um panorama interessante e, para muitos, certamente surpreendente. Dos 27 estados da federação analisados no índice, os três estados mais livres são Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. O três estados menos livres são Amapá, Sergipe e Acre. São Paulo, que poderia estar no topo pelo grau de desenvolvimento econômico, ocupou a 5ª posição. E o Rio de Janeiro ocupou o 23º lugar, posição que colocou o estado no grupo dos seis menos lives do país.

 

Coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, o professor Vladimir Fernandes Maciel falou sobre as razões que explicam as posições favoráveis e desfavoráveis dos estados brasileiros, como o peso dos governos locais, e falou sobre a metodologia adotada.

 

Neste Podcast também conversamos sobre a pós-graduação “Escolas Econômicas Liberais” que será oferecida pela Universidade Mackenzie e que terá como parte do programa curricular a Escola Austríaca de Economia. Quem falou sobre o curso e as disciplinas foi o professor Rodrigo Brando, responsável pedagógico pela pós-graduação.

 

Para ouvir o podcast: CLIQUE AQUI