Presidente do INSS participa do “Debatendo a Reforma da Previdência" no Mackenzie (SP)

23/11/2016


Leonardo Gadelha, em conjunto com os especialistas Diego Sanchez de La Cruz, Paulo Tafner e Luis Eduardo Afonso, debate no próximo dia 05/12, a reforma e o futuro da previdenciária no Brasil.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica promovem no próximo dia 05/12, às 20h, o evento "Debatendo a Reforma da Previdência", com o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, e os especialistas Diego Sanchez de La Cruz (IE University-ESP), Paulo Tafner (IPEA) e Luís Eduardo Afonso (USP), no Auditório João Calvino (Rua da Consolação, 930 – Higienópolis), em São Paulo.

 O Brasil realizou três grandes ajustes em seu sistema previdenciário nos últimos 20 anos. O tema entra novamente em pauta, a pouco mais de um ano da última alteração das regras no setor. Especialistas divergem tanto sobre o cálculo de um alegado déficit quanto sobre as soluções apontadas.

Não fosse pelo aprofundamento da crise política, o Brasil já estaria debatendo a reforma da Previdência, que teria sido colocada no centro da agenda pública como possível condição essencial para a retomada do crescimento. Os números oficiais apontam que, no ano passado, as contas fecharam no vermelho, com prejuízos de R$ 85 bilhões. A expectativa é de que, este ano, atinja cerca de R$ 125 bilhões. Mas, como quase tudo neste País, o tema é polêmico. Os especialistas divergem até mesmo sobre a existência ou não do tal déficit. A pergunta que fica é: a reforma da Previdência é mesmo necessária?

 Essa e outras perguntadas serão respondidas pelos debatedores, bem como o funcionamento atual do INSS, os novos modelos, a questão demográfica e a solvência atual do sistema previdenciário, além de críticas e sugestões ao futuro projeto de reforma previdenciária.

O evento é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas. Os interessados devem acessar o link para efetuar a inscrição: www3.mackenzie.br/eventos/index.php

 

 Sobre os debatedores

 Leonardo Gadelha é formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília, pós-graduado em Administração de Empresas pela University of Carlifórnia e em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, além de ter mestrado em Gestão pela Universidade de Brasília. O executivo é filiado ao Partido Social Cristão (PSC) desde 2009. Foi eleito deputado estadual em João Pessoa (PB) e trabalhou pelo estado entre 2007 a 2011. Na Legislatura 2011-2015, assumiu como suplente o mandato de deputado federal. Em 2014, tornou-se consultor legislativo do Senado Federal.

Diego Sánchez de la Cruz é mestre em Relações Internacionais, Globalização, Política no IE University/España; pós-graduado na Universidad Pontificia Comillas, em Direção de Campanhas Políticas, Institucionais, Comunicação e Marketing Político; Jornalismo e Comunicação pela San Diego State University; e professor associado do IE University/España.

 Paulo Sergio Braga Tafner é economista, doutor em ciência política, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Universidade Candido Mendes. Assessor especial de estudos econômicos da Secretaria de Fazenda do Estado Rio de Janeiro. Foi coordenador do Grupo de Estudos da Previdência - IPEA/RJ. Autor de "Demografia: uma ameaça invisível - o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar" (Elsevier, 2010), "Previdência no Brasil: debates, dilemas e escolhas" (Ipea, 2007).

 Luís Eduardo Afonso é doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP, graduado em Engenharia de Produção - Área Mecânica pela Universidade de São Paulo. Têm passagens pelo Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) da FEA/USP como professor, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Contabilidade e Atuária (PPGCC) da FEA/USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Previdência Social, Seguro, Microsseguro e Educação. Autor de diversos capítulos e organizador do livro "Tecnologia, Educação e Contabilidade" (Ed. Atlas, 2015).

 Serviços Debatendo a Reforma da Previdência

Data: 5/12/2016 Horário: 20h

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Auditório João Calvino.

Endereço: Rua da Consolação, 930 - Higienópolis, São Paulo – SP

Inscrição até o dia 04/12/2016