Professora Dra. Anne Rathbone Bradley no Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

07/07/2017


Profª. Dra. Anne Rathbone Bradley

Durante os dias 08 a 12 de maio deste ano, a professora doutora Anne Rathbone Bradley. A professora é vice-presidente de Iniciativas Econômicas do “Instituto para Fé, Trabalho e Economia”, onde desenvolve e coordena pesquisas direcionadas à teologia bíblica da liberdade econômica.

Atualmente ela é professora-visitante da Universidade de Georgetown e leciona também no “Instituto para Política Mundial” e na George Mason University. Adicionalmente é professora no “Bernard Center para Mulheres, Ciência Política e Política Pública”.

Ela é editora e autora de um dos capítulos do livro “For the Least of These: a Biblical Answer to Poverty”. No respectivo capítulo ela trata da desigualdade de renda sob as perspectivas econômicas e bíblicas, discutindo como pessoas com fé cristã devem agir com relação à essa questão tendo em vista suas vocações.

Os trabalhos acadêmicos anteriores da Dra. Anne tinham como foco a economia política do terrorismo, com ênfase específica na organização industrial da Al-Qaeda. Esses trabalhos tiveram grande repercussão em periódicos acadêmicos e livros. Atualmente ela está escrevendo um livro sobre a economia política da Al-Qaeda depois do 11 de setembro.

Por conta dessa última linha de pesquisa acadêmica ela foi convidada a trabalhar na CIA (Agência Central de Inteligência do Governo dos EUA), como analista econômica do “Escritório de Análise de Terrorismo” da mesma instituição, onde atuou por alguns anos.

Durante sua visita ao Brasil, a professora Anne proferiu a palestra magna de abertura da XVI Semana do CCSA, em que discutiu a perspectiva ética cristã por trás dos fundamentos da liberdade econômica.

Além da interação com os demais pesquisadores do CMLE e do alinhamento de futuros trabalhos conjuntos de pesquisa, a professora lecionou no Mestrado Profissional em Economia e Mercados (MPECON) na disciplina "Escolha Pública, Falhas de Governo e Liberdades Econômicas". Sua aula trabalhou com a questão do “crony capitalism” e da relação obscura entre governos e grandes corporações e grupos de interesse. Em particular ela usou a abordagem do economista Bruce Yandle para a questão, chamada de “Bootlegers and Baptists Theory of Regulation”.